Além dos materiais físicos, produzimos também artigos e replicamos artigos importantes para vocês. Veja os artigos abaixo e clique para ler o desejado.

MATÉRIA E ENERGIA - 6º ANO
Plástico: mocinho ou vilão?
03/05/2023

Desde sua fabricação em larga escala, iniciada na primeira metade do século XX, o plástico convencional tem sido utilizado de diversas formas pela sociedade. Alguns exemplos de suas aplicações são a produção de embalagens, como aquelas utilizadas em produtos alimentícios, cosméticos e de higiene, e a produção de utensílios descartáveis, como copos, canudos e talheres. 

Mas, você já se questionou, qual o destino de todo esse plástico que foi produzido e é descartado diariamente? Possivelmente, você irá dizer que o destino são os aterros sanitários ou a reciclagem. De fato, uma parcela do plástico descartado tem essa destinação, que seriam as mais adequadas. Mas, infelizmente, boa parte de materiais plásticos são descartados inadequadamente, e acabam se acumulando na natureza, em ambientes terrestres (como estradas abandonadas, parques ou até mesmo terrenos baldios) e em ambientes aquáticos (como rios, mares e oceanos).

Outra questão que pode ser somada a essa problemática é o tempo de decomposição do plástico, que é de cerca de 500 anos. Sendo assim, podemos concluir que as toneladas de plástico fabricadas desde o século passado ainda se encontram no ambiente e assim o permanecerão por dezenas de décadas. As consequências dessa permanência são inúmeras. Podemos citar, por exemplo, a contribuição com a proliferação de seres transmissores de doenças, como do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela; a morte de animais que acabam ingerindo resíduos plásticos de forma acidental; entre outros.

Então, respondendo à questão levantada, podemos dizer que o plástico seria um dos grandes vilões do século atual, e, caso nada seja feito, também o será nos próximos.

Caso você queira se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do artigo 'Planeta Plástico', publicado pelo espaço virtual da Revista Fapesp em 2019. O artigo pode ser acessado clicando aqui. Sugerimos sua leitura, pois pode contribuir com seu trabalho a respeito dos impactos dos materiais sintéticos na sociedade (6º ano - Matéria e Energia).

Referência:

CHAVES, Léo Ramos. Planeta Plástico. Revista FAPESP, 2019. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/planeta-plastico/. Acesso em: 13 abr. 2023.

+