Além dos materiais físicos, produzimos também artigos e replicamos artigos importantes para vocês. Veja os artigos abaixo e clique para ler o desejado.
As hipóteses, as teorias, as leis e os postulados científicos
exibem relação com o contexto histórico vivenciado pela sociedade no período em
que foram formuladas. Contudo, na maior parte das vezes, não é possível
explorá-lo em livros didáticos, devido à limitação de páginas do material em meio à grande quantidade de assuntos que precisam ser por eles apresentados.
Reconhecemos a importância de abordá-los, e, por isso,
acreditamos que a indicação de materiais complementares possa auxiliar os professores nesse quesito. Com relação à Teoria Celular, por exemplo, o trabalho de Silva e Aires (2015), publicado na revista
História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, apresenta eventos
históricos que contribuíram para sua elaboração, cuja
reconstrução fora feita a partir de fontes primárias e secundárias.
Sugerimos a leitura do artigo como forma de estudo complementar, o qual pode ser acessado clicando aqui. Esperamos que ele possa auxiliar seu trabalho em sala de aula com o tema unidade básica da vida (6º ano - Vida e Evolução). Também, que ele possa contribuir com a abordagem de aspectos da Natureza da Ciência.
Referência:
SILVA, E. C. S.; AIRES, J. A. Panorama histórico da Teoria Celular. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, São Paulo, v. 14, s. n., p. 1-18, 2015.