Além dos materiais físicos, produzimos também artigos e replicamos artigos importantes para vocês. Veja os artigos abaixo e clique para ler o desejado.
Os fenômenos astronômicos instigam os seres humanos desde tempos antigos. E isso não é diferente quando consideramos a curiosidade de nossos alunos, que, desde crianças, formulam suas próprias perguntas e explicações a respeito deles. Nós, professores, precisamos saber aproveitar esse interesse por conhecer o novo desde muito cedo, de modo que as possibilidades de aprendizado sejam cada vez mais ampliadas. Em se tratando de Astronomia, uma importante ferramenta que pode ser utilizada no ensino é o incentivo à observação. Observar a ocorrência dos fenômenos por intervalos de tempo previamente estabelecidos pode auxiliar sua compreensão.
Um exemplo de atividade prática que envolveu a observação de fenômenos astronômicos foi descrita e discutida no trabalho desenvolvido por Neves e Silva (2014), publicado na Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. Essa prática foi realizada com uma turma de 6º ano em uma escola situada no Estado do Paraná e envolveu a observação do movimento aparente do Sol em quatro datas específicas ao longo do ano (próxima ao solstícios de verão e de inverno e aos equinócios de primavera e de outono), associada ao registro do sombra projetada por um gnômon. Concomitantemente à atividade, foram ministradas aulas teóricas sobre o assunto, de modo a relacionar os fatos registrados pelos alunos ao conteúdo previsto. Ao final da execução da atividade, as concepções dos alunos foram levantadas e avaliadas pelo docente. Segundo os autores do estudo, a atividade teria tido resultados positivos, uma vez que o aprendizado dos alunos tivera sido satisfatório.
Caso queira conhecer mais sobre a atividade ou sobre o estudo, propriamente dito, para se inspirar durante o planejamento de suas aulas relativas ao assunto, pertencente à unidade temática Terra e Universo do 6º ano da BNCC, clique aqui.
Referência:
TROGELLO, A. G.; NEVES, M. C. D.; SILVA, S. C. R. A sombra de um gnômon ao longo de um ano: observações rotineiras e o ensino do movimento aparente do Sol e das quatro estações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, Ponta Grossa, s. v., n. 16, p. 7-26, 2014.