Além dos materiais físicos, produzimos também artigos e replicamos artigos importantes para vocês. Veja os artigos abaixo e clique para ler o desejado.

VIDA E EVOLUÇÃO - 7º ANO
Saneamento básico e saúde pública
02/05/2023

A saúde compreende o bem-estar físico, mental e social. Essas três dimensões, quando em equilíbrio, significam um bom estado de saúde individual, caso estejamos considerando uma única pessoa, ou de saúde coletiva, caso estejamos considerando um grupo. Contudo, quando nos referimos aos serviços ofertados, especificamente, pelo governo a uma população, estamos tratando de saúde pública.

No Brasil, a saúde pública conta com serviços gratuitos exercidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como atendimentos em Unidades Básicas de Saúde, realização de exames diagnósticos e de procedimentos voltados ao tratamento de doenças, distribuição e aplicação de vacinas, entre outros. Além disso, conta, parcialmente, com serviços privados, exercidos por empresas de saneamento, que realizam o abastecimento da população com água potável, a coleta e o tratamento de esgoto, entre outros.

O fato de estes últimos serviços serem ofertados a apenas parte da população traz sérias implicações à saúde pública, sobretudo com relação à veiculação de doenças hídricas. Um exemplo seria a prevalência de infecções gastrointestinais em certas regiões do país, que, não coincidentemente, não apresentam a oferta desses serviços.

Essa e outras implicações são discutidas mais afundo no trabalho de Uhr, Schmechel e Uhr (2016), publicado na Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace. Neste, os pesquisadores fazem uma análise de indicadores de saúde relativos aos serviços de saneamento obtidos ao longo dos anos de 2000 a 2011. Os resultados indicam que, quando o acesso a esses serviços aumentou, a taxa de internações por doenças de veiculação hídrica das regiões que passaram a contar com eles diminuíram, o que significou maior qualidade de vida à população.

Esses dados apenas reiteram a importância de universalizar o acesso ao saneamento básico, um direito previsto por lei.

Caso queira conhecer mais sobre o trabalho mencionado, clique aqui. Sugerimos sua leitura para auxiliar seu trabalho em sala de aula com temas relativos à saúde pública (7º ano - Vida e Evolução).

Referência:

UHR, J. G. Z.; SCHMECHEL, M.; UHR, D. A. P. Relação entre saneamento básico no Brasil e saúde da população sob a ótica das internações hospitalares por doenças de veiculação hídrica. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 1-16, 2016.

+