Além dos materiais físicos, produzimos também artigos e replicamos artigos importantes para vocês. Veja os artigos abaixo e clique para ler o desejado.
As usinas hidrelétricas provêm a maior parte da energia elétrica utilizada no Brasil. Isso decorre das características geográficas do país, cujas bacias hidrográficas estão presentes com volumes de água em abundância. Apesar de utilizar uma fonte de energia considerada limpa, a energia hídrica, as usinas hidrelétricas não podem ser entendidas como isentas de impactos.
Para a construção de usinas hidrelétricas, é necessário o alagamento de uma grande região, que irá constituir um reservatório. O alagamento promove a morte da cobertura vegetal da região, além de forçar a migração de animais terrestres para outras localidades, pois irão perder seus hábitats. Além disso, resulta na perda da residência de populações ribeirinhas, cuja subsistência depende de recursos ali obtidos, obrigando-os a se deslocar. Ademais, para armazenar esse montante de água de determinada bacia, também é necessária a construção de uma barragem. Esta interrompe ciclos reprodutivos de animais aquáticos, principalmente peixes, que são impedidos de cruzá-la.
Esses impactos são aprofundados na reportagem 'Custos sociais e ambientais de usinas hidrelétricas são subestimados, aponta estudo', publicada na Revista FAPESP em 2018. Caso queira conhecer mais sobre eles, sugerimos a leitura na íntegra do texto, que pode ser acessado clicando aqui. Esperamos que ele possa contribuir com seu trabalho em sala de aula sobre os impactos provocados por usinas elétricas, conteúdo previsto pela unidade temática Matéria e Energia do 8º ano.
Referência:
ALISSON, E. Custos sociais e ambientais de usinas hidrelétricas são subestimados, aponta estudo. Revista FAPESP, 2018. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/custos-sociais-e-ambientais-de-usinas-hidreletricas-sao-subestimados-aponta-estudo/29147/. Acesso em: 13 abr. 2023.