Além dos materiais físicos, produzimos também artigos e replicamos artigos importantes para vocês. Veja os artigos abaixo e clique para ler o desejado.
Os alimentos, sejam eles de origem animal ou vegetal, naturais ou industrializados, orgânicos ou não, podem ser ingeridos, de forma segura, dentro de um intervalo de tempo limitado, variável conforme as características do produto. Em outras palavras, os alimentos possuem prazo de validade. No caso de alimentos industrializados, o prazo de validade é fornecido pelos fabricantes; no caso de alimentos naturais, não.
O prazo de validade dos alimentos é determinado pela interferência de variáveis em sua qualidade, como disponibilidade de gás oxigênio e de água, incidência de luz, temperatura, entre outras, uma vez que elas, em conjunto, determinam as condições necessárias para o desenvolvimento de microrganismos decompositores. Nesse sentido, considerando a possibilidade de alteração na qualidade dos alimentos a partir de tais variáveis, existem procedimentos que são realizados na indústria, no comércio ou nas residências, que buscam minimizá-la, garantido uma melhor conservação deles. Estes são os métodos de conservação de alimentos, descritos no trabalho de Leonardi e Azevedo (2018), publicado na Revista Saúde em Foco.
Sugerimos que os métodos de conservação de alimentos sejam trabalhados em sala de aula, de modo que se possa relacioná-los aos mecanismos reprodutivos de microrganismos decompositores, assunto abordado na unidade temática Vida e Evolução do 8º ano da BNCC. Portanto, caso queira obter maiores informações sobre os métodos, recomendamos a leitura do artigo citado, que pode ser acessado clicando aqui.
Referência:
LEONARDI, J. G.; AZEVEDO, B. M. Métodos de conservação de alimentos. Revista Saúde em Foco, s. v., n. 10, p. 51-61, 2018.