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Muitos dos assuntos relativos à sexualidade humana despertam a curiosidade dos adolescentes, principalmente quando eles dizem respeito à contracepção e à prevenção. Contudo, devido ao desconforto em expor suas dúvidas e indagações sobre tais temas, é possível que suas concepções a respeito deles sejam equivocadas, o que pode prejudicar sua segurança, sua saúde e, consequentemente, seus projetos de vida.
Esses equívocos foram verificados, por exemplo, no estudo desenvolvido por Jorge e colaboradores (2017), publicado na Revista Baiana de Saúde Pública. Neste, os pesquisadores entrevistaram 57 adolescentes e verificaram que seus conhecimentos sobre temáticas relativas à sexualidade humana eram insuficientes ou inadequados. Esses dados refletem a importância de se promover constantes discussões em sala de aula sobre o assunto, de modo que suas dúvidas possam ser sanadas, ou, que sejam informados da importância de se consultar um(a) médico(a) especializado na área.
Para evitar que tal situação seja replicada com nossos alunos, é importante que nós, professores, consigamos proporcionar formas de manifestarem suas dúvidas sem exposição, ou, ao menos, de verificar suas concepções a este respeito. Dessa forma, é possível readequar nossa prática docente, garantindo um bom entendimento dos jovens sobre o funcionamento dos métodos contraceptivos, a necessidade de se responsabilizar na escolha deles em conjunto com o(a) parceiro(a), a importância de se proteger contra ISTs, entre outras questões.
Caso queira saber mais sobre o estudo mencionado, acesse-o na íntegra clicando aqui. Acreditamos que o estudo possa contribuir com o planejamento de suas aulas a respeito do assunto sexualidade humana (8º ano - Vida e Evolução).
Referência:
JORGE, S. A.; ALVES, B. V. C.; ALVES, J. C. S.; DIAS, E. G. Conhecimento e comportamento dos adolescentes de uma escola pública sobre sexualidade e métodos contraceptivos. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 41, n. 1, p. 120-130, 2017.