Além dos materiais físicos, produzimos também artigos e replicamos artigos importantes para vocês. Veja os artigos abaixo e clique para ler o desejado.
O uso de modelos didáticos em sala de aula traz diversas vantagens: aos docentes, a possibilidade de utilizá-los como ferramenta auxiliar no ensino ou como instrumentos avaliativos; aos alunos, a possibilidade de compreender ativamente assuntos que podem parecer distantes de sua realidade. As vantagens podem ser ainda maiores quando o conteúdo pertence ao domínio da Astronomia, área que costuma ser vista com certo receio ou insegurança por parte de alguns professores de Ciências.
Se você se identifica com a situação apresentada, trazemos a recomendação da leitura do trabalho de Amorim (2017), publicado na Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, para auxiliá-lo em sua prática docente. Este trabalho descreve o uso de um modelo representativo do sistema Terra, Lua e Sol em sala de aula para o ensino da ocorrência das fases da Lua e dos eclipses. O modelo proposto pelo autor conjuga tecnologias digitais de informação e de comunicação. Neste estudo, ele é descrito e avaliado, tendo seus resultados se mostrado positivos com relação à aprendizagem dos alunos participantes.
Caso queira realizar a leitura sugerida, acesse o artigo na íntegra clicando aqui. Esperamos que ele possa contribuir com o trabalho dos temas fases da Lua e eclipses, pertencentes à unidade temática Terra e Universo do 8º ano da BNCC.
Referência:
AMORIM, D. G. Construção de um modelo didático representativo para visualização de fases da Lua e eclipses.Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Carlos, s. v., n. 23, p. 53-66, 2017.