Além dos materiais físicos, produzimos também artigos e replicamos artigos importantes para vocês. Veja os artigos abaixo e clique para ler o desejado.
O ensino de conteúdos pertencentes à área da Física nos anos que compõem a Educação Básica pode se tornar mais atrativo quando realizado em conjunto com atividades práticas, que permitem maior autonomia aos aprendizes. Além disso, quando executada em grupos, permite o exercício de habilidades socioemocionais relativas ao trabalho em equipe, como comunicação, colaboração e divisão de tarefas, além de contribuir com seu aprendizado, propriamente dito.
Isso foi verificado no estudo desenvolvido por Borrajo e Coelho (2018), publicado na Revista do Professor de Física. Em seu trabalho, os autores propuseram a realização de uma atividade investigativa sobre o tema luz e cores com alunos do Ensino Médio e avaliaram os resultados que ela proporcionou ao aprendizado de tais sujeitos. A atividade contava com materiais de fácil acesso, como papel celofane colorido e cartões impressos com círculos coloridos. Ela foi desenvolvida em consonância com as etapas estipuladas para a abordagem do Ensino por Investigação. Ao final, os autores evidenciaram que as conclusões dos alunos eram condizentes com os conhecimentos estipulados pela comunidade científica para o tema.
Recomendamos que o artigo mencionado seja lido, que pode ser acessado clicando aqui. Esperamos que ele possa inspirá-lo a planejar e a executar uma aula investigativa para o ensino de luz e cores (9º ano - Matéria e Energia).
Referência:
BORRAJO, T. B.; COELHO, A. A. Uma proposta investigativa para o ensino de cores. Revista do Professor de Física, Brasília, v. 2, n. 1, p. 23-35, 2018.