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Possivelmente, você já ouviu falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mas, você sabe o que são e quais são eles? Ou, por que é importante que sejam cumpridos? Bom, neste artigo, discorremos sobre os assuntos que permeiam essas perguntas.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) configuram um plano de ação global estabelecido entre os 193 Estados-membro da Organização das Nações Unidas (ONU), voltados para a melhoria da qualidade de vida da população mundial e para a proteção do planeta, de modo geral, considerando o momento presente e futuro. Ao todo, são 17 objetivos que compreendem esse plano de ação, os quais devem ser atingidos pelo cumprimento de 169 metas totais até o ano de 2030.
A seguir, listamos os 17 ODS que devem ser cumpridos pelos Estados-membro da ONU. Devido à quantidade extensa das metas que os compõem, neste artigo não as apresentaremos. Contudo, caso o(a) leitor(a) queira conhecer as metas que compõem cada um dos objetivos, é possível clicar nos hiperlinks que disponibilizamos junto a eles.
O cumprimento desses objetivos pelos países se faz de extrema importância para se garantir que todos tenham devido acesso aos seus direitos enquanto seres humanos, além de proteger os recursos ambientais necessários à manutenção da vida em todo seus níveis organizacionais, não somente para a geração presente, mas futura. Para fazê-lo, é necessário que se tracem estratégias governamentais a nível nacional, estadual e municipal, de modo que tais instâncias ajam em consonância entre si. Também, que repensemos nossas atitudes do cotidiano, de modo que possam ser reestruturas de acordo com os ODS – e é aí que a escola exerce um papel fundamental.
Logicamente, nós, professores(as), não somos capazes de implantar medidas a serem cumpridas pelos cidadãos para que os ODS sejam atendidos. Mas, podemos trabalhar as habilidades socioemocionais e os valores imbricados em cada um deles em sala de aula, de modo que sejam internalizados por nossos estudantes.
Por exemplo, durante as aulas de Ciências da Natureza, podemos abordar a análise de tabelas nutricionais e de rótulos de alimentos, de modo que os estudantes exerçam sua criticidade frente às informações que neles são dispostas (conforme previsto no ODS 2, com relação à segurança alimentar); também podemos trabalhar a importância da destinação adequada dos resíduos domésticos, além da relevância de repensarmos nosso consumo para minimizar a produção destes, de modo que não se acumulem no ambiente (conforme previsto no ODS 14, no que diz respeito à conservação dos oceanos); entre inúmeras outras formas. Ao implementarmos discussões como essas em nossa prática docente, passamos a contribuir com uma formação integral de nossos estudantes (o que perpassa pela abordagem dos ODS, em escala individual).
Referência:
[1] Autor não informado. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 13 abr. 2023.
[2] Autor não informado. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Nações Unidas Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 13 abr. 2023.