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Desde 2020, quando a Covid-19 se tornou uma pandemia, existem grandes expectativas da sociedade com relação aos avanços nos conhecimentos sobre essa doença – o que inclui formas de transmissão, de prevenção e de tratamento. Uma delas – e possivelmente, a maior – foi atendida em 2021: o desenvolvimento de vacinas eficazes contra o vírus causador da doença, o SARS-CoV-2, e a consequente imunização em massa da população. Tais feitos evidenciam algumas características pertencentes à natureza da Ciência e inerentes aos processos pelos quais os conhecimentos científicos são gerados e aceitos. Neste artigo, evidenciaremos algumas delas.
Uma das características que podem ser evidenciadas é o fato de os conhecimentos científicos não serem estáticos, mas constantemente revistos, ampliados e, quando necessário, reformulados. Ora, no início da pandemia, quando a doença ainda era pouco conhecida, o tempo de recuperação para acometidos com quadros leves da doença (em isolamento social) era de cerca de 15 a 20 dias. Hoje, com o aprimoramento dos estudos, determinam-se aproximadamente entre 7 a 10 dias. Essa mudança pode ocasionar uma falsa impressão de que a recuperação da doença foi “flexibilizada” pelos médicos e profissionais da saúde – sendo importante ressaltar que, na realidade, o aprimoramento dos estudos permitiu novas conclusões por parte da comunidade científica a respeito da transmissibilidade do coronavírus, o que implicou a redução do tempo de recuperação prevista.
Outra é a não neutralidade da Ciência, uma vez que seu desenvolvimento é dependente de um contexto histórico e todos os seus aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais. No caso, ela pode ser percebida pelo grande número de pesquisas que foram conduzidas ao redor do mundo na tentativa de produzir vacinas eficazes contra o vírus causador da Covid-19 – caso o contexto presente não clamasse por elas, possivelmente, tais pesquisas não teriam sido sequer iniciadas. Somado à necessidade, também houve a influência de financiamentos por grandes instituições econômicas, que contribuíram para sua realização.
Além dessas, a estreita relação entre Ciência e Tecnologia, uma vez que assim como aprimoramento dos conhecimentos científicos depende das tecnologias disponíveis, o desenvolvimento tecnológico depende dos conhecimentos que compõem o arcabouço teórico da temática em questão. Isto é, graças aos avanços concomitante dos conhecimentos e das tecnologias, foi possível compreender o comportamento viral e sequenciar seu material genético (caso queira saber como se dá o sequenciamento do material genético, clique aqui), o que permitiu, por consequência, que vacinas fossem desenvolvidas e, posteriormente, testadas quanto a sua eficácia.
Também, a relevância da colaboração na condução de investigações científicas – uma habilidade socioemocional muito requisitada no século presente. A capacidade de trabalhar em conjunto com outros e contribuir para a execução de diversos projetos simultaneamente é de extrema importância para o desenvolvimento da Ciência, além de ser intrínseco a ela, uma vez que toda e qualquer pesquisa depende de diversas pessoas, direta ou indiretamente, para ser executada (aqui, incluem-se pesquisadores, técnicos de laboratório, participantes, entre outros). Pensando, pois, no cenário pandêmico que vivenciamos, é preciso reconhecer que graças à colaboração de diferentes laboratórios de pesquisa de diversos países (o que implica centenas de milhares de pessoas), foi possível iniciar a imunização coletiva da população mundial devido ao desenvolvimento de não uma, mas diversas vacinas de eficácia comprovada – aqui, utilizamos o termo “iniciar”, pois no momento atual, em que estamos redigindo este texto, a imunização fora finalizada em apenas alguns países (isto é, ainda está em curso na maioria deles).
Enfim, os exemplos citados são apenas algumas das características que podem ser trabalhadas em sala de aula por nós, professores(as), para caracterizar a Ciência e explicitar como ela se desenvolve, utilizando a pandemia da Covid-19 como contexto. Outras características podem ser trabalhadas, assim como outros temas também podem ser aproveitados para tal; contudo, para que o aprendizado de nossos estudantes seja amplo, integral e significativo, é importante que pertençam a contextos próximos à sua realidade.
Referência:
[Autor não informado]. Sequenciamento do coronavírus possibilita o desenvolvimento de vacinas. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, 2020. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/sequenciamento-do-coronavirus-possibilita-o-desenvolvimento-de-vacinas. Acesso em: 13 abr. 2023.