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MATÉRIA E ENERGIA - 6º ANO
Estratégias inclusivas no Ensino de Química
03/05/2023

É comum que os(as) professores(as) de Ciências da Natureza (componente Química) trabalhem as evidências das reações químicas a partir de seus aspectos visuais. Essa estratégia de trabalho, contudo, é capaz de atingir apenas alunos videntes. Para caminhar em direção ao ensino inclusivo, é necessário propor outras maneiras de perceber as evidências das reações químicas, de modo que alunos deficientes visuais também sejam capazes de participar ativamente de aulas relativas a elas.

Uma forma de trabalhá-las é utilizando um enfoque multissensorial, que é apresentado no trabalho de Fernandes, Hussein e Domingues (2017), publicado na revista Ensino de Química em Foco. Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida pelas autores a respeito de práticas inclusivas para o trabalho com reações químicas. A pesquisa foi realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola situada na cidade de Curitiba e teve como objetivo investigar as implicações de práticas experimentais de Química, utilizando um enfoque multissensorial, no aprendizado dos alunos. As práticas consistiam na realização de reações químicas e na identificação de suas evidências a partir outros sentidos do corpo humano, além da visão. Os resultados se mostraram positivos, sobretudo quanto à contribuição para a inclusão de alunos com deficiência visual em atividades similares.

Caso queira realizar a leitura do artigo na íntegra, clique aqui. Sugerimos sua leitura, estimando que ele possa auxiliar seu trabalho em sala de aula com o tema transformações químicas (6º ano - Matéria e Energia).

Referência:

FERNANDES, T. C.; HUSSEIN, F. R. G. S.; DOMINGUES, R. C. P. R. Ensino de química para deficientes visuais: a importância da experimentação num enfoque multissensorial. Ensino de Química em Foco, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 195-203, 2017.

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