Os mapas conceituais são, de modo geral, diagramas que representam uma relação em rede entre conceitos e assuntos de determinada área, sob a visão de quem os produziu. Isto é, os mapas expressam os significados atribuídos por alguém a enunciados. Eles são importantes ferramentas que permitem identificar indícios dos conhecimentos dos sujeitos, podendo ser utilizados como ferramentas avaliativas de aprendizagem.
Os mapas conceituais apresentados a seguir são autorais, e foram criados para evidenciar as interconexões entre os objetos de conhecimento que compõem as unidades temáticas da BNCC: Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo.
Mapa conceitual que integra as habilidades que compõem a unidade temática Terra e Universo do 9º ano da BNCC.
Mapa conceitual que integra as habilidades que compõem a unidade temática Matéria e Energia do 9º ano da BNCC.
Mapa conceitual que apresenta sugestões de conteúdo para o trabalho com a habilidade EM13CNT101 da BNCC do Ensino Médio, sob a perspectiva dos componentes curriculares Biologia, Química e Física.
Mapa conceitual que integra as habilidades EM13CNT101, EM13CNT105, EM13CNT202 e EM13CNT203 da BNCC do Ensino Médio, sob a perspectiva do componente curricular Biologia.