Artigos selecionados que dizem respeito a temáticas da Educação e de Ciências da Natureza. Alguns são sugestões de leitura referentes a atuação docente em sala de aula, e que podem auxiliar a reflexão sobre a própria prática e sobre ser professor. Outros abordam trabalhos desenvolvidos em áreas específicas do domínio das Ciências da Natureza, os quais podem contribuir com a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos sobre assuntos de interesse.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
ENSINO MÉDIO - BIOLOGIA

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preveem a melhoria da qualidade de vida da população mundial e a proteção do planeta. Seu alcance está para além de estratégias governamentais, pois também perfaz o trabalho docente nas escolas.

Clique aqui para ler
Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a origem da vida
ENSINO MÉDIO - BIOLOGIA

Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a origem da vida

A aprendizagem envolve mudança. Por isso, é importante conhecermos as percepções espontâneas de nossos estudantes sobre os assuntos que trabalhamos, para verificar se elas foram transformadas em prol dos conhecimentos científicos. O exemplo apresentado neste artigo é sobre a origem da vida.

Clique aqui para ler
Matriz elétrica brasileira
ENSINO MÉDIO - BIOLOGIA

Matriz elétrica brasileira

A matriz elétrica brasileira é majoritariamente constituída por fontes renováveis. Mesmo assim, não está isenta de impactos ambientais.

Clique aqui para ler
Tecnologias digitais, má alimentação e sedentarismo: vulnerabilidades sociais
ENSINO MÉDIO - BIOLOGIA

Tecnologias digitais, má alimentação e sedentarismo: vulnerabilidades sociais

O uso excessivo de tecnologias digitais, associado a maus hábitos alimentares e ao sedentarismo, são vulnerabilidades às quais nossos jovens estão expostos. Juntas, elas podem resultar no aumento do índice de obesidade em nosso país e no mundo.

Clique aqui para ler
Penicilina: contexto, descoberta e importância
ENSINO MÉDIO - BIOLOGIA

Penicilina: contexto, descoberta e importância

O trabalho em sala de aula com a descoberta da penicilina permite a exploração da importância dos microrganismos à nossa sociedade e a abordagem de características da Ciência relativas à construção dos conhecimentos científicos.

Clique aqui para ler
+