Artigos selecionados que dizem respeito a temáticas da Educação e de Ciências da Natureza. Alguns são sugestões de leitura referentes a atuação docente em sala de aula, e que podem auxiliar a reflexão sobre a própria prática e sobre ser professor. Outros abordam trabalhos desenvolvidos em áreas específicas do domínio das Ciências da Natureza, os quais podem contribuir com a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos sobre assuntos de interesse.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preveem a melhoria da qualidade de vida da população mundial e a proteção do planeta. Seu alcance está para além de estratégias governamentais, pois também perfaz o trabalho docente nas escolas.
A aprendizagem envolve mudança. Por isso, é importante conhecermos as percepções espontâneas de nossos estudantes sobre os assuntos que trabalhamos, para verificar se elas foram transformadas em prol dos conhecimentos científicos. O exemplo apresentado neste artigo é sobre a origem da vida.
A matriz elétrica brasileira é majoritariamente constituída por fontes renováveis. Mesmo assim, não está isenta de impactos ambientais.
O uso excessivo de tecnologias digitais, associado a maus hábitos alimentares e ao sedentarismo, são vulnerabilidades às quais nossos jovens estão expostos. Juntas, elas podem resultar no aumento do índice de obesidade em nosso país e no mundo.
O trabalho em sala de aula com a descoberta da penicilina permite a exploração da importância dos microrganismos à nossa sociedade e a abordagem de características da Ciência relativas à construção dos conhecimentos científicos.