Artigos selecionados que dizem respeito a temáticas da Educação e de Ciências da Natureza. Alguns são sugestões de leitura referentes a atuação docente em sala de aula, e que podem auxiliar a reflexão sobre a própria prática e sobre ser professor. Outros abordam trabalhos desenvolvidos em áreas específicas do domínio das Ciências da Natureza, os quais podem contribuir com a atualização e o aprofundamento dos conhecimentos sobre assuntos de interesse.
Dados recentes sobre a elevação da temperatura média mundial.
Discussão das vantagens dos biocombustíveis, evidenciando a importância de incluí-los na matriz energética mundial.
Discussão sobre a importância de se levantar as concepções dos alunos sobre questões relativas à sexualidade humana.
Explicação de diferentes métodos de conservação de alimentos.
Discussão sobre o uso de um modelo didático representativo do Sistema Terra, Lua e Sol que permite a representação da ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.
Discussão sobre os impactos ambientais e sociais causados durante a construção e o funcionamento de usinas hidrelétricas.
Discussão sobre a condução do ensino de conceitos pertencentes à Genética Clássica em sala de aula, destacando a importância de se contextualizar o período histórico vivenciado por Gregor Mendel, considerado o pai da Genética.
Informações sobre as Unidades de Conservação existentes no Brasil.
Proposta de uma atividade investigativa para o trabalho com a temática luz e cores em sala de aula.
Muitas das características da Ciência e de como ela se desenvolve podem ser evidenciadas em situações que vivenciamos cotidianamente. Uma delas é a pandemia da Covid-19, presente na sociedade desde 2020.